sábado, 22 de dezembro de 2012

PROJETO SOBRE BULLYING É 1º LUGAR NO PRÊMIO CONSTRUINDO A NAÇÃO 2012.



               Com o projeto “Bullying: Conscientizar Para não praticar”, a Escola Estadual Dr. Geraldo Pereira de Barros (Verdão) da cidade de Barra Bonita ganhou o primeiro lugar na modalidade Ensino Médio do Prêmio Construindo a Nação 2012. O Prêmio Construindo a Nação foi instituído com o objetivo de destacar, valorizar e mostrar como exemplo, criando referências, as ações que as escolas públicas e privadas, inicialmente do Ensino Médio e agora com a participação do Ensino Fundamental, Técnico e EJA, realizam com a presença ativa de seus alunos no diagnóstico e ações práticas de solução para problemas das comunidades onde as escolas estão situadas.
           Criado em 2000 no Estado de São Paulo e ampliado a partir de 2006, mediante parceria do Instituto da Cidadania Brasil com a Confederação Nacional da Indústria, por iniciativa de seu Conselho Permanente de Responsabilidade Social e operação pelo SESI, o Prêmio alcançou 25 estados. Até o ano de 2011, cinco mil cento e quarenta escolas  de todo o Brasil estão  participando , mobilizando e envolvendo mais de  seis milhões e meio de estudantes.
            A iniciativa do Instituto da Cidadania Brasil junto com a CNI-SESI é apoiada nos estados brasileiros pela Fundação Volkswagen e  pelo CONSED - Conselho de Secretários de Educação .
                 O prêmio visa ,ainda, valorizar o papel do educador no processo de formação do seu aluno como cidadão e estimular os estudantes a participar ativamente dos projetos de sua escola preparando-os para a vida do país, pela relevância da aprendizagem tida na convivência com as demandas sociais das comunidades. Visa ainda motivá-lo a se tornar empreendedor e participar das soluções que inicialmente sua comunidade demanda, mas também das de sua cidade, estado e país.
       A escola através de sua direção/coordenação, inscreve projetos de cidadania desenvolvidos no ano de 2011 e /ou 2012 e que até o mês de Outubro já propiciem condições de avaliação de resultados mesmo que parciais. O quesito básico para a inscrição de um projeto de ação voltado para cidadania é a sua realização e participação dos estudantes em todas as suas etapas, evidenciando o seu protagonismo.
           O projeto Bullying: “Conscientizar para não praticar”, escrito e desenvolvido pela professora de Filosofia Amanda Raquel de Menezes no ano de 2012, teve como objetivo principal capacitar os alunos que estão cursando o 1º e 2º ano do Ensino Médio, matriculados na escola, a ministrarem palestras informativas que proporcionem aos alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do 1º ao 3º ano do Ensino Médio e aos pais e/ ou responsáveis dos mesmos a identificarem atitudes de Bullying para saberem como combater a todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder, causando possíveis intimidações a (as) vítima (s).
            Dentre as principais ações do projeto destacou-se as palestras ministradas pelos alunos multiplicadores à alunos de outras instituições escolares públicas e privadas das cidades de Barra Bonita e Jaú, assim como a participação na Festa do Trabalhador, explicando e conscientizando sobre a prática do Bullying e também colhendo depoimentos da população.
                

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.